sábado, 22 de maio de 2010
"A fé do Reino de Deus"
A Fé do Reino de Deus
Tornar o homem crédulo em tudo aquilo que a Palavra diz, arrancando a incredulidade do seu coração para que ande no sucesso do Reino de Deus.
Direcionar o homem à verdade de Deus. Ao ler a Bíblia, o homem crê no texto que lê e sabe que Deus está ministrando ao seu coração.
Trazer firmeza, porém com um comportamento manso ao ponto de atrair vidas para Jesus. Firmes sem perder a doçura.
Trazer mudança de atitude, um novo conceito de Deus. O homem passa a saber quem Deus é e quem ele é em Deus. O homem transforma-se num modelo ao ponto de querer ser copiado por outras pessoas.
Trazer segurança em Deus, criador do homem.
Trazer convicção da salvação. O homem tem a confiança que depois de salvo ninguém mais vai arrebatá-lo das mãos de Deus. O homem crê que é salvo e que Jesus Cristo é o seu Senhor. Tem a consciência de que é templo do Espírito Santo.
Trazer ânimo, alegria. O homem recebe a doutrina da salvação, e tem a certeza de que nada nesta vida nada pode retirar a alegria que o Senhor lhe deu. Alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. (Lucas 10:20)
A fé do Reino é um chamamento
Esse chamamento tem uma implicação: a promoção de RESGATE, porque a fé do Reino resgata. Quem está debaixo da fé do Reino, vive debaixo de resgate.
No chamamento de fé Deus promove resgates específicos
Resgate da integridade
Acontece quando a pessoa se converte, muda o seu modo errado de agir e adquire credibilidade e respeito na sociedade.
Resgate da fidelidade
Quem tem fé é fiel e não tem medo de entregar o que é do Senhor. O crente dá resposta de fidelidade porque ele crê que Jeová Jiré é o Deus provedor de todas as coisas e que, ao filho do Senhor que se move nesta fé, não faltará absolutamente nada.
Resgate da Lealdade
Ser leal é honrar compromissos. É comprar somente quando pode pagar e quando não pode, não compra. Dizer que está comprando por fé é negligência e irresponsabilidade.
Resgate da Dignidade
Ter dignidade é ser restaurado na nossa hombridade, na nossa seriedade. É ter o conceito de nós mesmos, é saber o que somos como gente, é ter uma boa auto-estima. É conseguir diagnosticar os níveis de problemas interiores e trabalhar para que o Senhor opere maravilhas em nós.
Resgate da Confiabilidade
Toda a estrutura, para se manter em pé, precisa de crédito
Só se investe numa situação, quando se crê que há retorno. Por isso temos que orar porque é Deus quem opera em nós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade (Filipenses 2:13). Só pode haver investimento, quando há credibilidade, e toda a estrutura, para se manter em pé, precisa de credibilidade.
No casamento é necessário ter crédito primeiro em casa para ter crédito em todos os outros lugares. Precisamos governar bem a nossa casa, porque o termômetro está em casa. (Gálatas 6:6-13)
No trabalho para que se possa desenvolver o profissionalismo, é preciso credibilidade.
Na igreja, no pastor, discipulador, líderes de célula e em todos aqueles que investem na nossa vida precisamos ter uma vida irrepreensível.
Na amizade só se investe numa amizade, quando se acredita nela. Em todo o tempo ama o amigo e para a angústia nasce o irmão.(Provérbios 17:17)
Devemos entender que, se não há crédito, não tem como fazer investimento. Conseqüentemente também não há prosperidade. Só se atinge um alvo quando se crê. Quando não há crédito, não há prosperidade. Precisamos ser confiáveis. O povo precisa aprender a confiar no Deus que tem, e tirar os olhos do humano, do físico. Fé é ter a confiança centrada no Pai, é ter uma ligação em profundidade com Ele, é estar em harmonia completa com o Senhor, consciente de que no dia em que fui chamado para o seu Reino, Ele promoveu em mim um resgate e colocou no meu coração a confiança.
Adjetivos da fé do Reino de Deus
Alegria, gozo e regozijo dentro de nós. O povo de Deus é um povo feliz, alegre, regozijado no Senhor e fortalecido na força do seu poder. Ainda que as dificuldades estejam querendo nos assolar, somos um povo cujo decreto de Deus sobre nós é ter sua alegria. A alegria do Senhor é a vossa força (Ne 8:10).
Falar de fé é falar de alegria, é ministrar alegria e tê-la intrínseca na alma. Por quê? É extravasar para outras pessoas para que elas tenham também o mesmo tipo de regozijo.
A pessoa que tem fé vive e se move na perspectiva da fé, porque possui objetivos. Sua personalidade descansa em Deus e tem a certeza e a confiança de que depende dEle, do seu poder, misericórdia, bondade e soberania. Isto porque Aquele que está no Trono não vacila, não sai do Trono, mas governa a nossa vida e faz de cada um de nós um crédulo na Sua Palavra e um vencedor por amor do Seu Nome. Deus é o Deus que age e trabalha a favor de Seus filhos.
Quanto mais se libera fé, mais o Senhor nos enche de fé! É a lei da semeadura; quanto mais se exercita, mais se tem. Mas, como liberar fé? Orando por alguém, ministrando a pessoas, declarando palavras de ânimo, abençoando vidas.
A fé do Reino de Deus é uma fé interessada, porque se move a favor de nós para trabalharmos para o seu Reino. Isto porque não é teórica, é prática. Não se tem fé para guardar, mas para ministrar. Não se tem fé para armazenar dentro de si, no coração, mas para abençoar vidas.
Formas de adquirir fé
1. Fazendo seleção auditiva
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas (Apocalipse 2:29). Temos que fazer seleção do que ouvimos, pois somos o resultado daquilo que ouvimos. O mundo é resultado da influência e absorção de tudo que recebem; nós precisamos selecionar o que ouvimos porque somente a Palavra deve ser o guia para nossas vidas. Devemos inclusive tomar cuidado com as mensagens que ouvimos, pois há muito púlpito com veneno. Precisamos aguçar nossa audição.
Precisamos corrigir os conceitos errados que foram internalizados em nós através do exercício da nossa fé. Não fique achando que não tem fé. Arranque os montes que estão na sua frente, pois Deus mesmo está movendo situações para que Sua igreja amadureça e descubra o caminho da fé. A nossa audição deve estar comprometida com os assuntos do reino.
Infelizmente temos pessoas que não fazem seleção do que ouvem ou vêem. Comem todo tipo de revista, músicas, programas de TV, filmes, etc. O resultado disso é um povo contaminado. O que fazer? Precisamos de uma faxina.
2. Orando e desenvolvendo intimidade com Deus:
a) Pela leitura
Lendo alto, desenvolvemos os sentidos e, ao mesmo tempo, estamos ouvindo sobre fé.
Até que eu vá, aplica-te à leitura... ( I Timóteo 4:13)
Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. (II Timóteo 4:13)
b) Pela música
A música nos ajuda muito a entender acerca da fé. Quando começamos a cantar, nos enchemos de algo que é o conteúdo da visão de Deus, da fé de Deus e da dimensão do reino em nosso coração.
Falando entre vós em salmos, e hinos e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. (Efésios 5:19-21)
A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos e hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. (Colossenses 3:16)
Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor toda a Terra.(Salmo 96:1)
c) Enchendo o coração da verdade de Deus
Esta é a outra maneira de se adquirir fé. A Bíblia diz: A boca fala do que o coração está cheio. (Lucas 6:45). Se você enche o coração das verdades de Deus, Ele lhe honra em todos os detalhes da sua vida. O que está faltando em cada um de nós é encher o coração do conteúdo da Palavra. O mundo está vazio, a esperança deste mundo é a igreja, único referencial decente que o mundo tem. O próprio mundo pede para que nós crentes sejamos sérios; está clamando para que não percamos o nosso referencial de fé.
Nosso alvo deve ser olhar para o Senhor e não para homens. O apóstolo Paulo disse em I Coríntios 11:1 Olhe para mim porque eu olho para Cristo. Nesse aspecto não podemos vacilar, porque somos a carta aberta que o mundo lê. (II Coríntios 3:3). Então devemos dar bom testemunho, ainda que aparentemente estejamos sozinhos. Estamos cercados por uma nuvem de testemunhas. (Hebreus 12:1). Nunca estamos sós.
O seu coração deve estar cheio da Palavra de Deus e, como resultado, você terá um milagre na sua boca.
Tudo aquilo que você permitir entrar no seu coração, será denunciado pela sua boca. Se o seu coração estiver cheio da verdade de Deus, obviamente você dará um resultado satisfatório. As coisas do Reino são simples, não há nada complicado. O homem é que complica. Mas glória a Deus por Jesus que veio para nos colocar num ponto de equilíbrio. Encha o seu coração da Palavra de Deus.
Estude os textos seguintes: Tiago 3:10 / Malaquias 2:6 / Provérbios 10:13 / Lucas 21:15 / Lucas 6:45 / Efésios 4:29.
3. Comendo o alimento certo
O servo de Deus pode padronizar o tipo de alimento que vai ingerir. Jesus disse que podemos experimentar de tudo, mas reter só o que é bom, o que faz bem. Experimentar de tudo e reter o que é bom ( ), significa experimentar tudo o que é do Reino e reter do Reino aquilo que é bom para aquele momento. Não significa comer qualquer coisa ou engolir qualquer veneno. Deus está falando para se experimentar das coisas do Reino e decidir o que é melhor para aquele momento. Deus quer nos manter sadios. Quando se experimenta que Deus é bom, vai se conhecer a salvação dEle, específica para cada realidade.
Deus está cuidando de nós, mas há determinados tipos de alimentos que o organismo rejeita, apesar de muitas vezes a pessoa insistir em comê-los. Nem toda comida é alimento. Não devemos deixar nos seduzir por algo que faz mal. Se formos disciplinados, podemos nos alimentar bem sem precisar nos envenenar.
Portanto, para que estejamos alimentados e estruturados no nosso nível de fé, temos que comer algo sadio; não podemos engolir qualquer coisa. Se comermos algo que não vem do Reino, o organismo espiritual vai rejetiar, porque no nosso espírito só há recepção para coisas sagradas e divinas.
Deus disse que devemos escolher o tipo de comida que comemos e o tipo de água que bebemos; Ele é o Pão e a Água da vida; quem dEle come e bebe, jamais terá fome e jamais terá sede. ( João 6:35). Ninguém pode misturar Jesus com outras coisas. Jesus é alimento suficiente, puro, nutritivo e que mantém o nosso organismo em ordem. Alguns crentes, até cheios do Espírito Santo, se envenenam com certas heresias que perturbam a relação e a comunhão com Deus. O alimento do crente é a oração, leitura da Bíblia e ouvir boas ministrações.
Se devemos saber selecionar o que vamos comer no aspecto físico, quanto mais no sentido espiritual: os filmes a que assistimos, a programação que é estimulada pela mídia é perigosa porque é feita para alimentar o ímpio. Não somos daqueles que nos sentamos à mesa para comer qualquer tipo de comida que o diabo coloca. Deus serviu uma mesa de manjares para os seus filhos. Portanto devemos escolher uma ou outra, já sabendo que se nos alimentarmos do que Deus nos oferece, jamais teremos fome ou sede.
Além disso, a leitura, a música e os vídeos também precisam ser selecionados. A música é um dos instrumentos mais utilizados hoje para perverter vidas e que mais move o coração do povo. A Palavra de Deus é alimento para o filho de Deus. Como a tua Palavra, porque ela é mais saborosa que o mel. ( ) O Senhor diz em Joel 2:24-26: E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite. Assim vos restituirei os anos que foram consumidos pela locusta voadora, a devoradora, a destruidora e a cortadora. Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor que tem procedido para convosco maravilhosamente; e o meu povo, nunca será envergonhado.
O que estamos ingerindo? É a direção para nos manter vivos, enfermos ou mortos? O alimento que comemos está servindo para nos manter vivos e sadios? Ovelha não come qualquer coisa, só come capim selecionado.
Existem crentes que já morreram espiritualmente não conseguindo mais ver nem entender as questões do Reino de Deus, porque têm-se alimentado de coisas que não são comida boa, nem saudável para a sua estrutura de fé e vida com Deus.
Deus tem mostrado que precisamos da direção correta para comer, ou seja, comer a boa comida do Reino de Deus. Quando se come alimento do Reino, a nossa fé se torna sadia. Ter fé sadia é estar aguçado no Espírito; é saber discernir espiritualmente sobre cada situação, sabendo o que é e o que não é de Deus.
Ingerir alimento errado pode provocar morte coletiva. Ao injetarmos a fé de uma forma errada em uma comunidade, essa comunidade poderá morrer em fé. Uma comunidade morta na fé é uma comunidade sem expressão, fria, descomprometida, que não tem experiência vivida com o Pai; é como se cada um andasse na força do braço ou na força intelectiva.
Devemos comer as coisas certas, se alimentar do correto, do leite genuíno. Se ainda somos crianças e estamos começando, precisamos do básico. Nunca se pode começar por onde o outro termina e nunca se dá o segundo passo se ainda não se deu o primeiro. É preciso fazer a caminhada gradativa, entendendo que o Reino de Deus é organizado.
É necessário manter no coração e desejo de ter do Senhor o leite puro para que possa crescer espiritualmente. Não se pode começar comendo o que não é próprio para o momento. Precisamos de leite para os primeiros passos a fim de podermos caminhar seguros. Um recém-nascido não pode iniciar sua alimentação ingerindo feijão. É claro que não podemos ficar apenas no leite, mas também não podemos começar sem ele.
Só se prova que o Senhor é bom através do leite dEle; quem toma o leite do Senhor, sabe que o próximo alimento que vai receber é coisa nobre. O leite espiritual faz o crente desenvolver a fim de que conheça a salvação.
4. Ouvindo sobre fé
Diz a Bíblia: para crescer em fé, é preciso se ouvir muito sobre fé. A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Cristo. (Romanos 10:17). É se inclinar e estar disposto em todo o tempo para ouvir a Palavra dEle.
5. Ouvindo a Palavra de Cristo Pela pregação, instrução, ensino, ministração, Palavra revelada
Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e tendo Ele se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, e Ele se pôs a ensiná-los dizendo:
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Bem-aventurados os mansos porque eles herdarão a Terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. (Mateus 5:1-12)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário